O cheque é uma das ferramentas mais utilizadas pelos brasileiros, sendo que ele ajuda a substituir o dinheiro ou o cartão de crédito com muita facilidade, pois a pessoa pode optar por realizar pagamentos para a data presente ou para a data futura através dos cheques.  Contudo é necessário tomar muito cuidado com a utilização deste, pois qualquer erro pode ser muito prejudicial a conta do correntista, e por isso é necessário muito cuidado na hora de preencher o cheque a fim de evitar qualquer possível erro que possa fazer com que o seu cheque seja rejeitado.  Se você não sabe como preencher um cheque corretamente, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar um passo a passo para preencher um cheque corretamente a fim de que você não cometa erros. Continue lendo esse artigo e veja a seguir!

[toc]

Passo a passo de como preencher um cheque

Todo cuidado é pouco, pois algo que parece simples pode se torna um grande problema quando feito errado, por isso, se você vai preencher um cheque nos te aconselhamos a antes ler esse passo a passo abaixo.

Preencher o valor do cheque:

O primeiro passo para quem deseja saber como preencher um cheque é começar pela parte superior dele, sendo que o primeiro item que deve ser anotado é o valor do cheque.

Se você deseja ter maior segurança é permitido que você adicione um jogo da velha (#) antes e depois do número a fim de evitar fraudes no valor.

Então encontre na parte superior da folha um espaço com o R$ e nele você deverá colocar a quantia que deseja emitir o cheque. Ex: um cheque de 200 reais: #R$ 200,00#.

Como preencher um cheque

Escreva o valor  por extenso

É imprescindível que em seu cheque tenha o valor por extenso, esta é também mais uma maneira de garantir que o seu cheque não seja adulterado, pois caso o valor por extenso não corresponder com o número o banco entrará em contato imediatamente com o correntista.

Tome muito cuidado na hora de preencher o valor a fim de não errar. Você deverá escrever o valor por extenso e em seguida pode riscar o restante da linha a fim de possuir mais uma garantia contra fraude. Ex: Duzentos reais —————–.

Preencher o nome do destinatário do cheque

Logo após terminar o campo de preenchimento do valor por extenso terá um “à “ que é o campo onde você deverá colocar o nome da pessoa a quem o cheque se destina, sendo que deve-se conter o nome completo da pessoa.

Contudo vale lembrar que não são todos os cheques que precisam conter o nome da pessoa a quem se destinam apenas os cheques que possuem valor acima de 100,00. Ex: à Maria de Jesus.

Preencher a cidade e a data de emissão

Outro passo importante é o preenchimento da cidade e da data de emissão do cheque.  Nesse campo você deverá colocar a cidade onde você está residindo ou a cidade de onde sua agência pertence, e a data de emissão do cheque na ordem dia, mês e ano.

Como preencher um cheque

Assinatura

E depois de todas as informações completas é a hora de assinar o cheque. A rubrica é aceita, porém o indicado é que você coloque a seu nome todo conforme a carteira de identidade ou CNH, a fim de evitar fraudes.

O que é um cheque pré-datado?

O cheque pré-datado funciona como um “crédito” que o dono do cheque possui, sendo assim ele pode realizar suas comprar para o pagamento em uma data futura, ou para o pagamento em várias prestações.

Assim, atrás do cheque é necessário colocar a data de pagamento daquele cheque, e em caso de realizações de parcelas, o número de cada parcela na determinada data. Isso faz com que quem receba o cheque entre com ele apenas na data que vocês acordaram e que está expressa no cheque.

Contudo é IMPORTANTE ressaltar que o cheque é uma ordem de pagamento à vista, e mesmo ele sendo pré-datado, a pessoa poderá entrar com ele antes da data, por isso é necessário tomar cuidado na hora de passar um desses cheques a um desconhecido.

Gostou das nossas dicas sobre como preencher um cheque? Deixe aqui o seu comentário se esse post te ajudou de alguma maneira!