Conecte-se conosco

Consulta CNPJ: Como fazer? E pela empresa? É possível pelo nome?

Todo empresário, seja pequeno ou grande, precisa fazer a consulta CNPJ algumas vezes no mês para saber como está a situação do empreendimento legalmente. Além disso, através dessas consultas é também possível retirar boletos de impostos e demais tributos obrigatórios.

Nos tópicos a seguir você vai aprender como fazer a consulta CNPJ de diversas formas diferentes. Esse número serve para uma variedade de análises e também de geração de contribuições, por isso para consultá-lo em sua totalidade é preciso ir em mais de uma plataforma. Veja como funciona!

Como fazer consulta CNPJ?

 Normalmente, as pessoas buscam fazer a consulta CNPJ na Receita Federal, já que ela é o principal órgão que cuida das questões relacionadas à pessoa jurídica. Porém, essa não é a única forma.

Além de fazer a consulta por meio do site e também do aplicativo da Receita Federal, você pode buscar a respeito da situação da sua empresa em uma plataforma estadual, que é o caso da Sintegra. Basta baixar o programa, colocar o número do CNPJ e tirar as informações que deseja.

Alguns municípios também oferecem a análise de CNPJ por meio de programas, plataformas e sistemas. Provavelmente, no próprio site da Prefeitura ou da secretaria de Fazenda é possível acessar essas informações.

Receita Federal

 Para fazer a consulta CNPJ na Receita Federal, você vai ter que entrar no site do órgão, ir em “Organização”, depois “Tributária”, “Cadastros” e, por fim, “Consulta CNPJ”.

Para fazer isso de uma forma mais simples e rápida, basta digitar no Google ou qualquer site de busca o termo: “Consulta CNPJ Receita Federal”. Provavelmente, o primeiro site que aparecer vai ser o que você vai clicar para saber como está a situação cadastral da sua empresa.

receita

Consulta CNPJ Sintegra

 O Sintegra é um sistema criado pelo governo federal para ser uma forma de desburocratizar e facilitar o acesso de empresários e microempreendedores a informações relativas ao CNPJ, além de gerar alguns impostos, como o ICMS.

Para acessar o Sintegra é muito simples. Você precisa entrar no site oficial do programa, baixar a plataforma, inserir seus dados cadastrais, o próprio CNPJ e pronto. Já vai ter acesso a tudo que tem direito dentro desse importante sistema.

O Sintegra foi criado em 2003, começou devagar, em poucos estados, mas hoje já está disponível em todo o território nacional.

Pelo CPF

 Algumas pessoas não sabem o número do CNPJ da empresa que são donas, para isso precisam encontrar esse número fazendo a pesquisa pelo CPF.

Isso é bem simples de ser feito. No próprio da Receita Federal tem um menu de consulta do CPF vinculado à CNPJ. Basta entrar no site da Receita, colocar alguns dados e fazer a pesquisa. O órgão não manda o número do CNPJ por e-mail ou disponibiliza na hora. Ele vai programar uma ida sua até a sede da Receita na sua cidade para que você pegue o número correto do CNPJ.

Consulta CNPJ MEI

Se você for MEI, no próprio site do Microempreendedor Individual tem as informações para conseguir o CNPJ por meio do CPF. Funciona de forma parecida com a da Receita. Você vai colocar os seus dados que são o número do CPF e a data de nascimento. De lá já é possível ter o acesso ao número do CNPJ.

Consulta cnpj foto

Serasa

 Muitos brasileiros e brasileiras entraram na triste lista do Serasa e do SPC. Para saber se o seu CNPJ está no Serasa, é preciso entrar no site da organização, colocar o número e pesquisar para saber como está a sua situação. É bem simples e gratuito.

Consulta CNPJ pelo nome

 Só pelo nome não tem como você consultar o CNPJ de um jeito formal e mais seguro. Porém, alguns sites espalhados pela internet conseguiram ter esse acesso e a partir do nome da empresa é possível saber o número de alguns empreendimentos.

Pela empresa

 O CNPJ é o CPF da sua empresa. Com isso, todas as informações a respeito dela estão nesse importante documento. É preciso que você saiba de cor, ou tenha bem guardado esse número para poder consultar e pesquisar a respeito dele por várias vezes durante o tempo que você for dono da determinada empresa.

Consulta CNPJ Grátis

 A consulta CNPJ é totalmente gratuita, seja na Receita, no Sintegra ou até no Serasa. É só pôr os dados que vai ter todas as informações.

Se tiver gostado deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.