Conecte-se conosco

Consultar PIS: Precisa ir à agência? Pode consultar pelo telefone? E se tiver retido?

A Consolidação das Leis Trabalhistas e a Previdência social garantem uma série de direitos e benefícios para o trabalhador brasileiro. Porém, muitos ainda sequer sabem que têm esses direitos ou apenas não entendem ainda como pesquisar sobre isso. Neste texto, você vai entender como consultar PIS, um dos benefícios dados ao trabalhador.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é esse direito, como consultar PIS, entre outras informações importantes sobre esse assunto. Confira!

O que é?

O PIS é a sigla que significa Programa de Integração Social. Ele é uma forma de tributação que paga o seguro-desemprego, o abono salarial e também a participação nos lucros de empresas públicas em geral.

Ele foi criado, primeiramente, para atuar como uma forma de garantia aos trabalhadores da rede privada. Depois, ele partiu também para os órgãos públicos e hoje todos os profissionais brasileiros formalmente contratados têm direito a esse benefício.

Na questão do abono salarial, pessoas cadastradas no PIS podem receber um salário-mínimo da Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos exigidos pelo Governo Federal.

PIS

Como consultar PIS?

 Para consultar PIS, você precisa entrar no site do Serviços Caixa, colocar seu número de NIS, cadastrar uma senha, preencher dados e cadastrar também o Cartão Cidadão. Além disos, você pode fazer esse procedimento nas agências da Caixa Econômica Federal, inclusive quem não tem Cartão Cidadão deve ir lá para fazê-lo.

A consulta do PIS serve para ver se você tem algum dinheiro do fundo para retirar. O governo liberou até setembro o saque do dinheiro desse fundo para pessoas que trabalharam no período de 1971 e 1988 e têm direito a ele. Para saber se você tem ou não direito, é preciso consultar o PIS e descobrir.

Pelo CPF

 Se você não sabe o número do seu PIS, pode consultá-lo por meio do site do Meu INSS. Lá vai ter uma página que vai pedir o seu cadastro, o CPF, uma senha. Ao entrar logado, vai ter acesso ao número do PIS que fica no canto superior direito da tela junto com o número do CPF.

Uma forma mais simples de saber o número do seu PIS é só olhar na Carteira de Trabalho. Ele está escrito na página em que estão descritos os seus dados gerais.

Consultar PIS pelo telefone

 Para quem prefere resolver os problemas pelo telefone, também é possível consultar PIS por ele, basta você ligar para o número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e deve ser feita por telefone fixo.

Depois de feita a ligação, a secretária eletrônica vai atender e você precisa digitar os números até conseguir o número do PIS. Se tiver dificuldade nessa parte, peça para falar com um atendente que ele vai te ajudar a conseguir o número do benefício.

atendimento do PIS

Inativo

 O PIS inativo é aquele que o governo federal liberou para saque até o mês de setembro. São contas de trabalhadores vinculados ao PIS entre 1971 e 1988. Para saber se você tem direito, o ideal é fazer a consulta no site da Caixa ou ir até a agência e descobrir se tem algum dinheiro para sacar.

Consultar PIS e FGTS

 Não existe uma relação direta entre PIS e FGTS, mas ambos representam uma garantia em dinheiro ao trabalhador contribuinte. No caso do PIS, é um salário-mínimo por ano a mais e o FGTS é um fundo pago pelos empregadores para que o trabalhador tenha esse dinheiro, caso seja demitido sem justa causa.


QUER SABER MAIS SOBRE O FGTS? CLIQUE AQUI!


Retido

 O valor do PIS pode estar retido por diversos motivos. Se o seu estiver nessa situação, o melhor é ir até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e conversar com um atendente. Ele vai dizer o motivo e como resolver o problema.

 Consultar PIS para aposentado

 Alguns aposentados têm direito ao dinheiro do fundo do PIS. Não são todos, por isso é bom você consultar o PIS pelo site ou na agência da Caixa para saber se tem esse benefício. O PIS é um dos direitos trabalhistas que ainda existe e que deve ser valorizado e defendido.


AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE PASEP? CLIQUE AQUI!


Se tiver ainda alguma dúvida sobre como consultar PIS, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *