Conecte-se conosco

Cursos

Curso de Auxiliar Veterinário online e grátis

Gosta de animais e está procurando uma oportunidade de trabalho? Conheça então o curso de auxiliar de veterinário e veja como se especializar!

Você gosta de animais e tem vontade de trabalhar com eles? Quer atuar na frente, com diagnóstico e tantas outras áreas que permitam fazer da vida dos bichinhos melhores? Pois você pode fazer um bom Curso de auxiliar veterinário e ter todo o conhecimento técnico para isso.

Com diversas oportunidades de negócio, esta pode ser a chance que você precisava para que, ao final, tenha um credenciamento diferenciado e atue diretamente nas clínicas veterinárias.

Por isso, trouxemos nesta matéria dicas para que você conheça mais sobre o Curso de auxiliar veterinário e descubra como fazer um que seja válido. Assim, pode atuar diretamente na área. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Como é o Curso de auxiliar veterinário?

curso de auxiliar de veterinário

Assim como acontece na medicina humana, a medicina veterinária precisa de auxiliares, pessoas que possam ajudar o médico veterinário em diversas tarefas na hora de cuidar dos bichinhos. Pode se considerar o auxiliar veterinário como o enfermeiro dos animais, de acordo com tudo que ele atua.

Por isso, o curso de auxiliar de veterinário vai trazer para o aluno todo o conhecimento teórico e prático para que se possa trabalhar com as clínicas, ajudando em tudo que se fizer necessário, desde a recepção até a parte de cirurgias.

Cada curso traz uma especialização voltada para uma área e pode ser que você tenha que ter complementos para atuar em determinados lugares.

O que vou aprender neste curso?

As instituições possuem grade curricular diferente na hora de oferecer o curso de auxiliar veterinário. Por isso, você deve fazer o curso que melhor combina com seu perfil e que ofereça o que você realmente precisa ter.

Separamos uma grade com o que você vai estudar, em geral, nos cursos:

  • Mercado de trabalho.
  • Rotina do auxiliar veterinário.
  • Esterilização de materiais.
  • Descarte de resíduos e cuidados com o ambiente.
  • Exame físico do paciente e avaliação dos sinais vitais.
  • Exames da rotina médica.
  • Urgências e emergências na rotina.
  • Aplicação de medicamentos.
  • Cálculos de farmacologia.
  • Montagem de soro para fluido-terapia.
  • Acesso venoso.
  • Noções de laboratório clínico.
  • Anatomia e fisiologia dos sistemas.
  • Principais doenças em cães e gatos.
  • Acompanhamento do paciente internado.
  • Transfusão de sangue.
  • Uso de sondas para alimentação de pacientes internados.
  • Noções de Radiologia.
  • Cuidados com pacientes neonatos.
  • Noções de cirurgia.
  • Feridas e curativos.

Para quem é o curso de auxiliar veterinário?

O curso de auxiliar veterinário é destinado, principalmente, a pessoas que já atuam em clínicas veterinárias ou que querem atuar e que pretendem ter uma carreira dentro da área, não trabalhando diretamente como médico veterinário, mas auxiliando em todos os procedimentos.

Para quem é novo na área, é uma oportunidade de conhecer mais e ter a certeza de que vai conseguir não somente um bom emprego, mas um conhecimento necessário para auxiliar nas clínicas.

Alguns cursos são feitos para aqueles que simplesmente querem ter uma noção de como funciona a profissão e que, assim, possam ver se realmente possuem interesse ou saibam o básico para cuidar de seus animais.

Como se inscrever?

Para se inscrever no curso de auxiliar veterinário você deve, primeiramente, escolher em qual lugar vai atuar. Ou seja, qual vai ser a instituição que lhe oferecerá o curso e que você vai aproveitar melhor o conteúdo.

Existem diversas instituições de ensino que oferecem o curso. Você deve, ainda, descobrir se vai fazer na modalidade Presencial ou a distância.

Alguns lugares para você estudar são: CetacVET, Veteduka, Objetivo, Unipet, entre tantas outras.

Você deve fazer sua inscrição, criando uma conta no site (para os cursos na modalidade EAD). Depois, fazer o pagamento da matrícula. Assim que liberar, você tem acesso ao ambiente virtual e pode estudar tranquilamente.

Para os cursos presenciais, você deve levar a documentação diretamente na instituição e fazer sua inscrição.

Existe curso gratuito?

Se você pesquisar na internet, vai descobrir instituições, como a Prime Cursos, que oferece o curso de auxiliar veterinário gratuito. E você pode fazer sem nenhum problema.

Entretanto, este tipo de curso é livre, ou seja, feito apenas para que você tenha conhecimento da área. Para atuar como auxiliar de veterinária, você deve ter um registro junto aos órgãos competentes. Por isso, os cursos devem ser credenciados para emitir uma certificação válida.

Então, antes de fazer o curso, você deve saber exatamente qual seu objetivo e, assim, escolher a instituição.

Tem certificado?

Todos os cursos que citamos possuem certificados sim. Você deve saber como funcionam os certificados de cada um deles.

Os cursos pagos, em instituições que são credenciadas, possuem uma certificação ao final, após cumprir alguns requisitos, como provas e trabalhos finais de curso. Depois, você deve fazer o registro de sua nova profissão para ter a certeza de que poderá atuar sem problemas.

Já os cursos gratuitos, para ter o certificado você deve pagar a taxa de emissão. E, com isso, você tem um certificado que vale para dizer que você fez o curso. Lembrando que não é válido para atuar na profissão.

Existe algum pré-requisito para fazer o Curso de auxiliar veterinário?

O auxiliar de veterinária tem que cumprir alguns requisitos para poder fazer os cursos e atuar na área. Confira:

  • Ser maior de 18 anos de idade.
  • Ter concluído o Ensino Médio (principalmente para os cursos técnicos).

Para os cursos online, você precisa de um dispositivo para acesso à internet.

O curso gratuito de auxiliar veterinário pode ser acessado por qualquer pessoa com um e-mail válido e que queira conhecer mais da profissão.

Como é o mercado para a profissão?

O curso de auxiliar veterinário vai permitir que você atue em diversas áreas na hora de trabalhar. Você vai encontrar vagas desde a recepção da veterinária até na atuação em cirurgias.

E, com o crescimento cada vez maior dos cuidados com os pets, com certeza o que não vai faltar são vagas para esta área. Você pode terminar o curso já com emprego certo, colocando em prática todo seu conhecimento.

Gostou da dica? Faça já um curso de auxiliar veterinário e tenha mais esta profissão no seu currículo.

Lembre-se de acompanhar as matérias do site para conhecer mais sobre os melhores cursos da atualidade.

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando a sua recomendação...