Conecte-se conosco

Cursos

Curso de Educação de Jovens e Adultos online e grátis

Para educadores e quem está ingressando na carreira, o curso online de educação de jovens e adultos traz técnicas exclusivas para este público-alvo. Veja aqui onde fazer!

Você trabalha na área da educação ou pretende trabalhar? Sabe qual faixa etária que quer atuar? Pois se você ainda tem dúvidas, saiba que a educação de jovens e adultos está sempre precisando de novos profissionais. Afinal, não são todos que gostam de trabalhar com essa idade.

Isso gera uma demanda de profissionais que sejam especializados. E, assim, diversas instituições estão trazendo para o mercado o curso de educação de jovens e adultos, feito para que você possa aprender melhor a lidar com eles e traga o ensino de maneira que seja significativo para a idade deles.

Confira em nossa matéria mais sobre o curso de educação de jovens e adultos e descubra como ingressar em um deles.

Como é o curso de educação de jovens e adultos?

curso de educação de jovens e adultos

Se você já é professora e atua no dia a dia, sabe que cada faixa etária precisa de um tipo de conhecimento diferente para que possam aprender. Em geral, a educação de jovens e adultos é feita para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando crianças e que, com esforço, agora buscam o conhecimento.

Por isso, você precisa conhecer bem seu público, saber quem são e como pensam, para que suas aulas se adequem a eles e o aprendizado realmente aconteça. O curso de educação de jovens e adultos vai trazer ferramentas para que você possa alcançar essa faixa etária de maneira mais simples.

O que vou aprender neste curso?

Como a demanda de pessoas jovens e adultas que querem estudar aumentou, diversos lugares oferece o curso de educação de jovens e adultos. E cada um deles traz uma grade curricular diferente. Porém, para que você saiba o que esperar, veja uma lista de conteúdos básicos que o curso deve lhe oferecer:

  • Estrutura Organizacional Pedagógica
  • Suporte legal da Educação de Jovens e Adultos
  • Funções da educação de jovens e adultos
  • Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos
  • Currículo: Língua Portuguesa
  • Currículo: Artes
  • Currículo: Língua estrangeira Moderna – Inglês
  • Currículo: Matemática
  • Currículo: Ciências
  • Currículo: História
  • Currículo: Geografia
  • Currículo: Educação Religiosa
  • O perfil do professor da EJA
  • Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos
  • Processos de Avaliação

Ainda que haja diferenças, você deve ter em mente que estas matérias são as mais básicas para que você possa conhecer a legislação e o currículo para se trabalhar com Jovens e Adultos.

Para quem é o curso online de educação de jovens e adultos?

O curso de educação de jovens e adultos é destinado para quem já é professor da rede básica (Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio), atuando ou não na profissão, e que quer aprender mais um pouco sobre como trabalhar exclusivamente com essa faixa etária.

Ele também é destinado para quem já trabalha com jovens e adultos e busca especialização, novas experiências para aplicar com seus alunos no dia a dia.

De todas as formas, é um curso bem específico, com público-alvo definido para aqueles que trabalham direta ou indiretamente na educação.

Como se inscrever?

Veja, agora, algumas instituições que oferecem o curso de educação de jovens e adultos e descubra como se cadastrar para estudar:

  • Portal Estude Sem Fronteiras: você deve fazer um cadastro online e, dentro de sua conta, fazer a compra do curso. Depois, você tem acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.
  • Instituto Federal Santa Catarina: você deve ir a um polo e fazer a sua inscrição presencialmente.
  • Unieducar: crie sua conta online, compre o curso, pague e comece a estudar. Você tem diversas opções de acordo com a carga horária que precisa.
  • Faculdade FaSouza: o curso é online e a inscrição dentro da plataforma.
  • UAB: as inscrições são para o curso presencial.

Como você pode perceber, você tem opções de cursos presenciais e a distância para aprender a trabalhar com este tipo de público.

Existem opções gratuitas?

Como informamos, existem diversos lugares que oferecem este tipo de curso. Com isso, você pode encontrar desde cursos pagos até gratuitos.

Entre as instituições que oferecem gratuitamente, estão Prime Cursos, Portal Idea, Certificados Cursos Online, Portal SÓ Educador, dentre tantas outras.

O curso de educação de jovens e adultos em geral traz um currículo básico, voltado para que você conheça mais sobre como funciona e o que trabalhar com esta faixa etária.

O curso online de educação de jovens e adultos tem certificado?

Todos os cursos que citamos possuem certificados. E isso é importante para seu currículo, já que é a prova de que você tem uma formação.

Os cursos presenciais exigem que você tenha mais de 75% de presença e ainda faça o trabalho final para poder ter a certificação. Já os cursos a distância, pagos, dependem apenas de você concluir o curso e fazer a avaliação final.

Tenha atenção aos cursos gratuitos, já que as plataformas citadas cobram uma taxa referente ao pagamento do certificado.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso?

Os cursos presenciais e cursos de universidades, com formação de curso de especialização e técnico, possuem a exigência de formação em área da educação (Pedagogia ou em alguma licenciatura). Eles são destinados a professores e educadores que querem aprender mais sobre a educação de jovens e adultos.

Já os cursos gratuitos são apenas para quem tem mais de 18 anos e Ensino Médio completo. Por isso, escolha aquele que melhor se adequa ao que você precisa.

Lembre-se, também, que você precisa de um dispositivo que permita assistir as aulas online. Pode usar o computador, celular ou tablet.

Como é o mercado para a profissão?

A área da educação está sempre precisando de novos profissionais e, mais do que isso, profissionais capacitados para trabalhar em diversas áreas.

A educação de jovens e adultos necessita de professores que saibam trabalhar com eles e que se dediquem a trazer um conhecimento real para esta faixa etária. Por isso, se você é educador, vale a pena se especializar.

São oportunidades no setor público e privado que demandam profissionais.

Gostou? Se inscreva em um curso de educação de jovens e adultos e aproveite essa chance.

Conheça mais cursos de formação em nosso site.

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando a sua recomendação...