Conecte-se conosco

Cursos

Curso de informática básica online e grátis

Ter conhecimentos de informática é quase que obrigatório nos dias de hoje. Veja aqui onde fazer um curso online e gratuito nessa área!

Ter um conhecimento sobre informática se tornou algo extremamente essencial para todos. Em qualquer profissão, o computador faz parte do trabalho, seja no sistema, seja na organização ou até mesmo dinamizando o trabalho da pessoa. Por isso, é importante que se tenha o conhecimento básico, no mínimo, para poder se atualizar no seu emprego.

A boa notícia é que você pode fazer um curso de informática básica gratuito e online. Com ele, você vai aprender o essencial para usar um computador e os seus principais programas, de forma que esse conhecimento ajude no desenvolvimento de seu trabalho no dia a dia.

Acompanhe a matéria e saiba mais sobre o curso online de informática básica.

Como é o curso de informática básica?

O curso de informática online gratuito é realizado através de uma plataforma, onde você vai acessar para ter as videoaulas explicativas, trazendo para você o conhecimento necessário de cada um dos assuntos que você vai estudar. Com isso, você vai ver na prática como funciona cada conceito e pode realizar as atividades.

Por ser algo bem prático, muitas vezes você vai encontrar assuntos que você já conhecia, mas com um enfoque diferenciado, já que a proposta é ensinar de maneira correta para todos como funciona o básico em informática.

Algumas plataformas podem disponibilizar apostilas para você ler e se inteirar ainda mais sobre os assuntos, garantindo mais conhecimento para você.

O que vou aprender neste curso online e gratuito?

Dependendo da plataforma onde você vai fazer o curso, a grade curricular será diferente da outra. Mas, em geral, os conteúdos que você vai aprender no curso de informática básica são:

  • Utilidades da informática na sua vida e na sua profissão.
  • Software x Hardware: qual a diferença?
  • Comandos do Teclado.
  • Mouse e Touchpad.
  • Windows (Janelas).
  • Área de Trabalho – o Desktop.
  • Ícones, o que são.
  • Menu Iniciar.
  • Configurações do Windows.
  • Atalhos.
  • Área de Notificação.
  • Windows Explorer.
  • Tipos de Arquivos.
  • Criando Novas Pastas.
  • Copiando e Colando Pasta ou Arquivo existente para outra Pasta.
  • Aplicativos úteis (Calculadora, calendário, câmera e outros).
  • Paint 3d.
  • Acesso à internet.

Pela grade, é possível observar que você vai ter o conhecimento completo de tudo que precisa para interagir com um computador sabendo exatamente o que está fazendo.

Para quem é o curso online de informática?

Recomendamos o curso de informática básica gratuito para todas as pessoas que queiram conhecer mais sobre o computador e sobre como usá-lo corretamente, com a certeza de que vai ter acesso às melhores ferramentas e fazer com que elas se tornem bem produtivas no seu dia a dia.

Também recomendamos para quem nunca teve acesso a um curso básico de informática e queira, sob orientação de alguém, iniciar no mundo da informática. Assim, você consegue ter o conhecimento necessário para ingressar neste fantástico mundo.

Onde posso fazer o curso de informática básica online?

Existem diversas plataformas que oferecem o curso gratuito de informática básica online. Por isso, você deve escolher aquela que traz uma grade de acordo com o que você precisa e que vá ser interessante na hora de realizar seu curso.

Entre as plataformas, indicamos os cursos da Prime Cursos, Unova, Certificados Cursos Online, Ginead e os cursos do SENAC. Em geral, são cursos com 40 horas que vão trazer todo o conteúdo básico para você.

Uma observação. O Senac promove diversos cursos na área da informática básica. Para fazer, você deve escolher de acordo com o tema e realizar um por vez.

Como se inscrever?

Para ser inscrever em um dos cursos online de informática básica, você deve, primeiramente, acessar a plataforma que você queira realizar o curso.

Dentro dela, você deve fazer o seu cadastro (caso não tenha). Você vai ter que usar seu e-mail, criar uma senha e preencher uma ficha com os dados pessoais.

Com acesso à sua conta, escolha o curso que deseja realizar e clique em “matricular-se”. Pronto. Agora é acessar a plataforma e estudar informática básica.

É importante observar que alguns cursos, como o do Senac, possui um prazo para a realização completa do curso.

Tem certificado?

As plataformas que citamos nessa matéria possuem certificados para seu curso grátis de informática básica. Porém, é importante entender como funciona a certificação em cada uma delas.

No geral, você conclui o curso e faz uma avaliação. A partir dela, sendo aprovado com 75% ou mais de acertos, você tem o direito ao certificado.

Porém, as plataformas cobram uma taxa de emissão do seu certificado, que fica entre R$ 30 e R$ 50 de acordo com cada empresa. Então, na hora de emitir, você deverá ver se compensa ter este certificado.

Um detalhe fica para os cursos do Senac. Todos eles são gratuitos e emitem um certificado digital gratuito para quem for aprovado na avaliação. Então, é bem interessante para se realizar.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso grátis de informática básica?

Para fazer o curso básico de informática online, você precisa ter um e-mail válido para criar sua conta, ter pelo menos 18 anos de idade e um dispositivo com acesso à internet.

Alguns cursos pedem que se tenha, no mínimo, o Ensino Fundamental I concluído. Porém, em geral, este não é o foco do curso. O foco é que mais pessoas tenham acesso e possam conhecer melhor a área.

Como é o mercado para a profissão?

O conhecimento básico da informática é algo que afeta diretamente todas as profissões. Isso porque cada vez mais sistemas estão sendo criados para cada proposta, para cada empresa e para cada profissão.

Assim, ter o conhecimento básico vai permitir que você possa acessar qualquer sistema e rapidamente possa dominar aquilo que precisa, facilitando o seu trabalho e ainda fazendo seu currículo ser mais rico.

Por isso, fazer um curso básico de informática online e gratuito é um investimento de tempo que vai trazer um conhecimento que jamais você vai perder.

Então, acesse já uma das plataformas e escolha o seu curso.

Aproveite e leia as outras matérias do blog. Certamente que você vai encontrar um curso gratuito que vai trazer mais oportunidades para você!

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.