Conecte-se conosco

Cursos

Curso de programação online e grátis

A programação é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de tecnologia. Veja onde fazer um curso online e gratuito!

A área de informática é a que mais cresce no Brasil e no mundo. E, com isso, cada vez mais são necessários profissionais de todos os setores para que possam suprir a demanda de serviços que surge e fazer com que mais e mais possamos ser beneficiados com novas tecnologias e com informações.

E se tem um setor que está sempre aquecido é para profissionais que sabem trabalhar com programação. Diferente do que muitos pensam, a programação é uma área bem extensa e pode abranger diversos tipos de serviço, fazendo com que o profissional se desenvolva dentro daquele que mais se adequar.

Por isso, se você deseja trabalhar como programador, pode dar o primeiro passo agora, fazendo um bom curso de programação online e gratuito. É o primeiro passo para ingressar nesta carreira.

Como é o curso de programação gratuito?

O curso de programação online é feito para quem quer conhecer mais sobre o universo da informática, desenvolvendo conhecimentos em linguagens de programações e fazendo com que, assim, você tenha possibilidade de atuar em diversos setores, como produção de sistemas, sites e aplicativos.

Através de vídeos com materiais explicativos e de apostilas ensinando as linguagens de programação que você se inscrever para estudar, você vai ter um conhecimento que pode ser visitado sempre que necessário, de forma que possa aprender corretamente a criação daquilo que você desejar investir na sua carreira.

O que vou aprender neste curso online?

O aprendizado que você vai ter em um curso de programação online é diferenciado de acordo com a linguagem de programação que você desejar aprender. Por isso, antes de tudo, você deve conhecer um pouco sobre cada linguagem e sua utilidade para que possa estudar e se dedicar.

Mas, se você é iniciante e quer ter uma base para saber por onde começar, você pode fazer um curso básico de linguagem de programação, onde você vai aprender o seguinte:

  • Algoritmos;
  • Comandos e Variáveis;
  • Comandos gerais de programação;
  • Vetores e Matrizes;
  • Funções e Procedimentos.

Assim, com essa base, você pode escolher linguagens para aprender de acordo com o seu desejo, como HTML (para criação de sites) e Android Studio (para apps Android), entre tantos outros disponíveis no mercado.

Para quem é o curso online de programação?

Qualquer pessoa pode fazer o curso online de programação gratuito. Ele está disponível nas plataformas para quem quiser acessar e estudar.

Mas nós recomendamos estes cursos na área da programação para, principalmente, quem está iniciando no ramo e quer ter o conhecimento sobre como funcionam os sistemas, como fazer o básico de cada linguagem e, assim, iniciar no mundo da programação, seja para criação de sites ou para criação de apps.

Depois, é importante fazer um curso mais intenso e, então, se desenvolver ainda mais dentro da área escolhida.

Onde posso fazer o curso de programação grátis e online?

Na internet você encontra diversos cursos online de programação que são gratuitos. Confira algumas plataformas para você se inscrever:

  • Prime Cursos: oferece mais de 30 cursos variados na área da programação.
  • Cursou: esta plataforma oferece cursos diferenciados de programação, inclusive na área de games.
  • Khan Academy: uma academia online com diversas opções de cursos gratuitos e pagos.
  • Coursera: você encontra uma série de cursos gratuitos preparados por grandes instituições.
  • Programaê: uma iniciativa gratuita para crianças e jovens que estão iniciando no mundo da programação.

Como se inscrever?

Em geral, não é difícil se inscrever nos cursos online de programação gratuitos. O processo é rápido e bem intuitivo.

Você deve entrar na plataforma desejada e, primeiro, fazer um cadastro com seu nome e e-mail válido. Depois, deve entrar no link enviado por e-mail para validar o cadastro.

Na plataforma, depois de entrar com seu nome de usuário e senha, escolha o curso que deseja realizar e clique em “cursar” ou “cadastrar”. Assim, você consegue acesso às aulas e pode fazer o curso sem dificuldades.

Depois de entrar, você deve assistir as aulas em vídeos e ler as apostilas para que possa aprender sobre a linguagem escolhida.

Tem certificado?

Em geral, todos os cursos que você pode fazer de programação online e gratuito possuem certificados. O que você precisa ver é como fazer para ter acesso ao certificado, já que algumas plataformas cobram para a emissão, enquanto outras oferecem gratuitamente.

Seja como for, para ter uma certificação você precisa terminar a programação do curso e, em geral, realizar uma atividade avaliativa, que geralmente é um teste online.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso de programação gratuito e online?

Para cada plataforma, você vai precisar de um requisito mínimo para fazer o curso de programação gratuito e online. Porém, em geral, você precisa ter os seguintes requisitos:

  • Mais de 16 anos (em algumas plataformas, a exigência é de 18 anos de idade para fazer os cursos).
  • Documentação em dia.
  • E-mail válido para ter acesso ao curso e à plataforma.
  • Dispositivo com acesso à internet.

Recomenda-se que se tenha um conhecimento pelo menos básico (intermediário a avançado desejado) em informática, como sistemas operacionais, pacote office, internet etc. Este tipo de conhecimento vai ajudar em muito na hora da realização do curso e na hora de se organizar para desenvolver mais na área de programação.

Como é o mercado para a profissão?

O mercado para programador está cada vez mais em alta. São diversos setores de atuação onde você pode se desenvolver e crescer dentro do que estudou. Conheça algumas áreas:

  • Criação de sites.
  • Criação de apps móveis.
  • Desenvolvimento de jogos.
  • Desenvolvimento de sistemas.
  • Criação e manutenção de sistemas para empresas e lojas.

Entre tantos outros setores que você pode atuar, de forma que, no final, você vai poder trabalhar em grandes e pequenas empresas, sabendo que vai atuar em diversos lugares.

Ou seja, o mercado está aquecido e você pode fazer o curso de programação online e gratuito para ter o conhecimento básico e começar a trabalhar.

Gostou de conhecer? Faça já um curso e tenha todo o conhecimento técnico na área de programação.

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.