Conecte-se conosco

Litecoin: O que é? Como funciona? É seguro? Garante um bom invetsimento?

De uns anos para cá o mercado das chamadas criptomoedas cresceu demasiadamente em todo o planeta. Dessa forma, fez com que muitos empresários do setor tecnológico e financeiro investissem em novas moedas. A Litecoin é uma delas que veio para ser mais forte e mais segura que a famigerada Bitcoin.

Nos próximos tópicos você vai entender o que é a Litecoin, como ela funciona, se é segura, se é um bom tipo de investimento, entre outras respostas para as suas principais perguntas. Confira!

O que é Litecoin?

 A Litecoin, assim como a Bitcoin, é uma criptomoeda, ou moeda digital, que significa a mesma coisa. Ela é feita a partir de um processo chamado de mineração, que nada mais é do que a descoberta de algoritmos que se transformam nessa moeda.

É como se fosse um jogo, um simulador, que a partir de descobertas matemáticas você minera essa moeda e recebe uma delas como recompensa.

Como funciona?

 O funcionamento da Litecoin é bem parecido com a da Bitcoin. A diferença é que a Litecoin tem um valor de mercado menor, ela é considerada uma moeda de prata, enquanto a Bitcoin é de ouro.

E essa é uma vantagem para quem quer investir em criptomoedas, mas não deseja correr tanto risco. A Litecoin é mais barata, tem uma volatilidade menor e, com isso, é mais segura que a Bitcoin. O problema é que ela também não é regulada por nenhum governo e isso faz ela ser também muito perigosa.

Para comprar uma Litecoin é muito mais barato do que uma Bitcoin. Ela não valorizou tanto assim nos últimos anos e isso foi feito de propósito para evitar a alta volatilidade da criptomoeda.

De 2011, quando ela foi criada, até hoje em dia, teve uma valorização de cerca de 90%. Um crescimento alto, mas longe ainda dos mais de 100% de valorização da Bitcoin.

moedas litecoin

Litecoin é seguro?

 Quem falar que investir em criptomoedas é seguro mentirá para você. Não acredita nisso, nenhuma moeda digital é segura, pelo simples fato dela não ser controlada e regulada por governo algum. É o estado que faz com que um investimento seja seguro, o mercado sozinho não consegue controlar a si próprio. É só ver o exemplo das quedas astronômicas da Bitcoin nos últimos anos.

A diferença da Litecoin é que essa moeda foi criada de uma forma mais responsável. A variação não é tão grande, então se você ganhar ou perder dinheiro, vai ser em menor quantidade.

Isso ocorre por vários motivos. O primeiro deles é que a Litecoin é considerada uma moeda de prata, logo tem muito mais dela disponível do que a Bitcoin que é uma moeda de ouro. Só para se ter uma noção, o máximo que a Bitcoin chega é a 20 milhões de moedas. Já a Litecoin pode chegar às 800 bilhões. Bem mais garantido, não é mesmo?!

Apesar dessa maior segurança, ainda sim o uso de criptomoeda como investimento é muito perigoso. Só faça isso se tiver com um dinheiro sobrando e não tiver medo de arriscar com isso.


JÁ CONHECE A BITCOIN? CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO!


É um bom investimento?

 Bons investimentos são aqueles que trazem o menor risco possível, de acordo com a quantidade que eles rendem. Não é possível falar em bom investimento em algo completamente inseguro como uma criptomoeda.

Os bons investimentos reais são aqueles regulados e vistos de perto pelos governos. Têm os de baixo risco, como Tesouro Direto e de renda fixa, os de médio risco, como os debêntures. E os de alto risco, que são as ações e fundos de investimento.

Todos esses são bons investimentos, se você for considerar o nível de lucro com o nível de risco. Criptomoeda, como é a Litecoin, é para investir com o que sobra, com o que não precisa, porque é uma loteria e as chances de perder tudo são bem altas.

Moeda

Como comprar Litecoin?

 As criptomoedas funcionam como um investimento tradicional. Você precisa transferir o seu dinheiro de uma conta bancária para uma financeira e lá comprar a moeda digital que desejar.  Além disso, não são todas as instituições que trabalham com as criptomoedas, então é bom fazer uma boa pesquisa antes para escolher uma que seja segura, com credibilidade no mercado.

Criptomoedas

 Criptomoedas são moedas digitais criadas a partir de simuladores tecnológicos, em que pessoas e empresas fazem cálculos algoritmos para descobrirem e minerarem as tais moedas. A mais famosa de todas é a Bitcoin, mas existem outras várias disponíveis no mercado.

 

Se tiver gostado deste texto sobre a Litecoin, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.