Conecte-se conosco

Financiamento

Meu financiamento foi negado, e agora? Veja o que fazer!

Você sonha com seu imóvel próprio. Faz suas economias, encontra o imóvel dos seus sonhos e, então faz o pedido junto ao banco de seu financiamento. Com tudo certo, você aguarda a resposta do banco e, para sua surpresa, seu financiamento foi negado. E agora, o que você vai fazer?

Essa situação pode acontecer por diversas vezes e por diferentes motivos. Por isso, se você teve seu financiamento negado, não precisa se desesperar e nem achar que a realização do sonho se acaba ali. Existem alguns passos que você pode dar para que tente novamente um financiamento e, assim, consiga a aprovação.

👉 CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER MAIS CHANCES DE SER APROVADO NO FINANCIAMENTO DA CAIXA!

Por conta disso, reunimos para você as principais informações sobre o que você deve fazer no momento em que seu financiamento for negado e, então, aumentar as chances de uma aprovação quando fizer a nova solicitação.

Acompanhe o texto até o final e descubra como proceder em caso de ter uma negativa em seu financiamento imobiliário.

O que levou meu financiamento a ser negado?

Você tem a garantia do Código de Defesa do Consumidor de que, na hora de uma recusa, o banco deve informar quais foram os motivos que levaram a não aceitação do pedido de financiamento. Então, não basta o banco falar que não aprovou. Ele deve mostrar o que levou a não ser aprovado.

Isso é um ponto positivo, pois você vai saber exatamente qual foi o problema e pode focar na solução dele para que, futuramente, consiga outro financiamento. Por isso, confira os principais motivos que podem levar um financiamento a ser recusado pelo banco para que você já se previna:

  • Pontuação baixa de Score: este pode ser um grande problema. Em geral, quem está sempre com dívidas atrasadas, ou com pendências, entre outras questões, tem um score baixo. Com isso, na hora de fazer a análise de crédito, o banco não aprova o financiamento. Lembre-se que o score é calculado pelos órgãos de proteção ao crédito.

👉 CLIQUE AQUI E VEJA COMO AUMENTAR O SEU SCORE!

  • CPF negativado: se você tem dívidas em aberto, se tem pendências a pagar, pode ser que seu CPF esteja negativado. Se assim for, você não vai ter uma aprovação do seu financiamento. O banco faz uma análise com os órgãos de proteção ao crédito para ver se o seu nome tem alguma restrição. Então, é necessário primeiro fazer o acerto de suas contas.

 

  • Restrições internas do banco: se você já teve alguma dívida com o banco, se refinanciou algum crédito ou deixou de pagar algo, pode ser que o banco em si tenha um cadastro onde seu nome entre como restrito.

 

  • Imóvel que não seja compatível com sua renda: na hora de comprovar a renda, você deve ter um valor que possa comportar as parcelas de sua dívida. Se a sua renda não for compatível com o financiamento, o banco não vai aprovar seu empréstimo.

Sabendo o que pode ter acontecido para negar seu empréstimo, fica mais fácil pensar no que fazer e como tentar um novo financiamento imobiliário.

O que fazer para tentar ser aprovado no financiamento?

O primeiro passo é justamente descobrir o que causou a restrição no banco e não permitiu que você conseguisse o seu desejado financiamento imobiliário. Quando você descobre isso, fica mais fácil pensar em uma solução para que você consiga resolver seu problema.

Seguem algumas dicas sobre o que você pode fazer se o seu financiamento imobiliário for negado:

  • Buscar outro banco: pode ser que o problema seja com o banco, na sua relação com ele ou que ele não financie o imóvel que você tanto deseja. Se este for seu caso, você pode tentar o pedido em outro banco, procurando ver se a nova instituição vai realmente atender ao que você precisa.

 

  • Procurar outro imóvel: pode ser que você tenha encontrado um imóvel que não seja compatível com sua renda. Então, você pode começar a procurar outro imóvel de valor menor e que você tenha a possibilidade de pagar as parcelas. Se assim for, após encontrar o novo imóvel, você deverá fazer a nova solicitação de financiamento.

 

  • Resolver pendências com seu CPF: este é outro ponto que você deve resolver primeiro para fazer o pedido do financiamento. Consulte junto aos órgãos de proteção ao crédito qual é o problema com seu CPF e resolva essa pendência, pagando suas dívidas e, assim, conseguindo estar com o nome limpo para fazer o pedido de seu empréstimo financeiro.

 

  • Conferir e reunir todos os documentos pendentes: se o problema que você teve foi com a documentação, seja com comprovante de renda, algum documento seu ou documento do imóvel, você deve reunir todos os documentos, conferir se tudo está correto e, então, fazer uma nova solicitação para pedir a aprovação do seu crédito.

Muitas vezes, pessoas tentam recorrer judicialmente para conseguir o empréstimo. Você até pode tentar, mas isso vai levar um tempo e pode ser que, se for revertido, você não consiga mais comprar aquele desejado imóvel. Então, o ideal é descobrir a pendência e encontrar a solução para ela.

Quanto tempo devo esperar para tentar o financiamento de novo?

Pela lei, não existe uma carência entre um pedido de financiamento negado e outra solicitação de análise de crédito. Mas, a dica neste caso, é você encontrar o problema e tentar solucionar primeiro. Não adianta fazer um pedido imediatamente sem resolver a causa da negativa, pois você será negado novamente.

Então, a dica principal é encontrar o problema que levou à negativa, solucionar e, então, fazer um novo pedido. Assim, você consegue ter maiores chances de aprovação em seu financiamento imobiliário e tem a certeza de que vai dar certo.

Por fim, é importante também analisar a sua relação com o banco solicitado e, em caso de negativa, pensar em trocar de instituição. Hoje em dia praticamente todos os bancos contam com linhas de financiamento habitacional. Então, veja aquele que realmente vai trazer para você o que é necessário para a realização do seu sonho.

Esperamos que com essas dicas você consiga seu financiamento imobiliário e, assim, realize o sonho do imóvel próprio.

Continue em nosso blog e descubra mais sobre financiamentos para você!

 

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.